sábado, 7 de maio de 2016

Alarme com Buzzer, CI 555 e SCR



Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Bem, já tem um bom tempo que não falo aqui sobre algo relacionado ao meu curso, então hoje eu vim mostrar pra vocês um projeto que fiz, junto com um colega de classe no ano passado, para a disciplina de Eletrônica Analógica II. Basicamente, nós fizemos um alarme. Se quiser saber mais sobre o projeto, continue lendo!


No ano passado, quando recebemos a tarefa desse projeto, o assunto que estávamos estudando eram os tiristores SCR, portanto, o objetivo era que usássemos esse componente em nosso projeto. Poderíamos ter feito algo que utilizasse tensões maiores, já que o SCR é capaz de trabalhar com elas, mas na época também havia outro projeto que precisava ser desenvolvido e acabamos optando por algo um pouco mais simples.

Primeiro de tudo, vou listar para vocês os componentes que usamos nesse projeto:

* Tiristor MCR 100-8;
* CI 555;
* Conector para a fonte de alimentação do circuito (isso vai depender de qual será a alimentação que você vai usar -  no nosso projeto, usamos um conector simples para bateria de 9 V);
* Chave gangorra;
* Push Button sem trava;
* Led vermelho (5mm) de 1,8 V ~ 2 V / 20 mA;
* Capacitor eletrolítico de 220 uF / 50 V;
* Buzzer de 9 V;
* Resistor de 10 kohm (x2) e 1/4 de Watt;
* Resistor de 1 kohm (x4) e 1/4 de Watt;
* Capacitor de 0,01 uF (10 nF) / 50 V;

Esquemático do circuito:



O projeto que desenvolvemos é um alarme e a alimentação do circuito pode variar de 7,5 V até 12 V (nós usamos uma bateria de 9 V). A forma que escolhemos para explicar o funcionamento do circuito foi supor que ele estivesse sendo usado em um estabelecimento comercial. Ao sair do estabelecimento, ao fim do dia, o dono do local ligaria o alarme na fonte de tensão, fechando a chave gangorra (J1). O push button (J3) poderia estar localizado na dobradiça da porta, ou ser substituído por uma placa de pressão que ficasse no chão, logo na entrada do estabelecimento. Quando o dono ligar o circuito, o led vermelho acendo para sinalizar que o alarme está ativo.

Após o dono ir embora, vamos supor que um assaltante tentasse entrar. Se o push button estiver na dobradiça da porta, quando o assaltante a empurrar, fecharia o circuito naquele ponto, que antes estava aberto. Se fosse uma placa de pressão, da mesma forma, quando o assaltante pisasse em cima, fecharia o circuito. 

Quando o circuito fecha, o CI 555 dispara seguindo a equação T = 1,1*R*C, utilizando os valores do resistor R2 e do capacitor C1. Como o CI está na configuração de monoestável, ele irá gerar na saída um pulso positivo que ira durar aproximadamente 2,4 segundos, tempo suficiente para que o SCR dispare, fechando o circuito naquele ponto e ligando o buzzer ao GND. Nesse momento, o buzzer vai disparar (e quem já ouviu um, sabe que ele faz um barulho bem irritante kkk).

Agora, vamos supor que o assaltante se assuste com o som do alarme e procure uma forma de silencia-lo, encontrando o push button (ou a placa de pressão). Mesmo que ele interrompa o contanto de J3, abrindo o circuito naquele ponto, o buzzer continuará apitando, pois uma vez que o SCR utilizado disparou, apenas uma corrente menor que 5 mA o faria abrir novamente. Assim, a única forma de desativar o buzzer é desligando toda a tensão do circuito.

E, basicamente, é isso! É bem simples de fazer e posso garantir que funciona kkk. Abaixo vocês podem ver o layout da placa e o circuito finalizado. Infelizmente eu não me lembrei de filmar o funcionamento do circuito na época da apresentação. =/ 



É isso, gente. O que vocês acharam do projeto? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)