quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

O povo Hunza e sua longevidade.

Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Gente, eu sei que eu disse que ia trazer algo pro blog todo final de semana, mas esse último fim de semana foi bem cheio pra mim e acabei nem ligando o computador. Mas, pra compensar, hoje eu fiz uma pesquisa bem legal e vim compartilhar com vocês.


Bem, como eu já comentei em outro post, eu sou uma pessoa muito curiosa e tem um app no meu celular que eu gosto muito (não, o post não é sobre esse app kkk) chamado Mega Curioso. Outro dia eu estava mexendo no app quando apareceu uma matéria sobre o povo Hunza, um povo que teoricamente conhece a "fonte da juventude" (não no sentido literal). Como boa curiosa que sou, resolvi pesquisar mais! Quer saber um pouco sobre o povo Hunza? Então continue lendo!


Seguinte, pra apresentar pra vocês o que eu descobri durante minha pesquisa, vou fazer como se fosse uma entrevista. Vamos lá!

Primeiro, quem são os Hunzas?

Bem, o povo Hunza são um pequeno povoado que vive no Paquistão. Eles receberam este nome por habitarem a região do Vale do Rio Hunza, praticamente na fronteira do Paquistão com a Índia.


E por que as pessoas estavam falando sobre o povo Hunza esses dias?

O fato que chamou a atenção das pessoas foram diversas reportagens publicadas na internet  e em outros meios (inclusive reportagens do Mega Curioso e do History Channel) falando que o povo Hunza pode viver até os 120 anos sem aparentar envelhecimento!


Os Hunzas são um povo muito parecido (fisicamente) aos Europeus e, segundo as diversas reportagens, podem praticar esportes até os 100 anos, as pessoas de 40 anos parecem adolescentes e é super normal mulheres na faixa dos 65 anos terem filhos! Os Hunza também tem um idioma e uma religião próprios.

Como isso é possível?

Alguns médicos/cientistas tentaram analisar e explicar isso e chegaram as seguintes conclusões: o povo Hunza vive muito porque eles são muito saudáveis! O estilo de vida deles é bem diferente do nosso. Os Hunza acordam bem cedo e tomam banho de água fria mesmo (credo! kkk) e depois começam a cuidar dos animais ou da plantação. A primeira refeição do dia que eles fazem seria o correspondente ao nosso almoço! Além disso, os Hunza são praticamente vegetarianos: durante o verão, eles comem muitas frutas e vegetais crús; no inverno, eles comem damascos, grãos, queijo de cabra e pouquíssima carne.

Além disso, devido ao tipo de vida que esse povo leva, eles são cheios de energia, são felizes e nunca ficam doentes ou estressados!



Isso tudo é verdade mesmo?

Bem, desde que o "fala-fala" começou, muitas pessoas se interessaram pelo assunto e foi "descoberto" que em 1996, um jornalista do New York Times foi viver 20  meses com os Hunza! E a quais conclusões ele chegou naquela época? Seguinte, a história que as pessoas vem contando sobre esse povo é uma meia-verdade.



Os Hunza realmente existem e eles tem um estilo de vida diferente do nosso, mas não existe nenhuma "fonte da juventude" ali. A maneira que eles contam o tempo é diferente da nossa! A diferença da idade de uma mesma pessoa da forma como eles contam e da forma como nós contamos pode ser até de algumas décadas.

E mesmo eles tendo um estilo de vida mais saudável, os Hunza não são imunes a doenças. Eles ficam doentes como nós, mas por razões diferentes. As casas lá usam fogueiras mesmo e a fumaça destas causa diversos problemas respiratórios. Além disso, eles não são tão vegetarianos assim... eles evitam a carne no verão para que possam guardar para o inverno!

Conclusão.

Eu achei essa história toda dos Hunza e sua longevidade muito legal, mas o que eu conclui é que temos que pesquisar em mais de uma fonte antes de aceitarmos o que lemos na internet ou vemos na TV como verdade absoluta... as vezes, tudo começa em um boato!

Bem, é isso, espero que vocês tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)