quarta-feira, 28 de junho de 2017

Meu Segundo Período na Faculdade ~ Medicina



Oii, gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Na minha cidade está chovendo horrores, parece até que o céu vai cair kkk. Hoje eu sai para comprar um caderno para o terceiro período da faculdade e pensei em escrever um pouquinho aqui sobre como foi o segundo período. 


Cada faculdade costuma ter formas diferentes de distribuir as matérias ao longo dos períodos, mas na minha faculdade, o P2 foi: Sistemas Cardiovascular, Respiratório, Digestório, Reprodutor, Endócrino e Urinário. Ou seja, todo meu segundo período foi sobre os sistemas do corpo humano (menos os sistemas Locomotor e Nervoso, que eu vi no primeiro período). 

Como ainda estou bem no começo do curso, o que a gente estudou em cada sistema foi a anatomia, histologia e fisiologia... as coisas mais aprofundadas eu só vou ver bem mais pra frente! Teve um pouco de biofísica e bioquímica também... particularmente, eu não gosto de biofísica kkk também não gostava de bioquímica no período passado, mas esse período eu até gostei, já já falo mais nisso. Tiveram aulas de embriologia também, mas eu particularmente detesto esse matéria, então não vou nem comentar kkk.



Bom, o primeiro sistema que a gente estudou foi o Cardiovascular/Circulatório... esse deve ser um dos sistemas que todo mundo mais espera pra estudar (além do sistema nervoso), porque tem muita "cara de medicina" (aquela ideia de "medicina = cérebros e corações" kkk).  Eu achei interessante, mas só por esse primeiro contato, não sei se faria cardio... Siiim, nem comentei isso: ainda não tenho ideia de qual especialização eu vou fazer. Gente, o coração é cheeeio de detalhes! Realmente, é incrível quando você vê o quanto ele é relativamente pequeno, mas o quão complexa é a sua estrutura e seu funcionamento.



O segundo sistema estudado foi o Respiratório... eu não tenho muito o que dizer sobre ele kkk. Acho que foi um dos sistemas que teve menos aula... muita coisa também estava relacionada e já tinha sido vista junto com o sistema circulatório. O pulmão, assim como o coração, tem uma estrutura bem mais complexa do que eu imaginava quando estava no ensino médio, mas na histologia lembro que achava bem complicado de diferenciar as coisas nas lâminas... talvez as lâminas não fossem muito boas kkk.



Em seguida, nós estudamos o sistema Digestório, que foi decididamente o meu favorito! Quando estava no ensino médio, achava que esse talvez fosse o mais chato, mas eu gostei bastante do assunto, principalmente da anatomia! Acho que um dos órgãos que eu achei mais interessante de estudar foi o fígado. Siiim, foi quando estávamos estudando esse sistema que tivemos algumas aulas de bioquímica... acho que muita gente da minha sala não gostou dos assuntos, mas eu gostei kkk estudamos algumas coisas do ensino médio mais aprofundadas e também começamos a ver por cima alguns medicamentos que tinham relação com o assunto.



O quarto sistema que estudamos foi o Reprodutor, junto com o sistema Endócrino... a fisiologia desses sistema eu achei terrível!! Mas a anatomia foi bem legal e até começamos a falar um pouco sobre relações clínicas, como câncer de mama e como as células cancerígenas se disseminam. Esse também foi um sistema com menos aulas (o sistema com mais aulas foi digestório) e eu não gostei muito disso... principalmente por causa de Endócrino, achei que a densidade do assunto merecia um número maior de aulas, são muitos hormônios!



Por fim, o último sistema estudado foi o Urinário. Eu, particularmente, detestei esse sistema em todas as disciplinas kkk. Não sei se isso foi porque já era o final do período e eu já estava bem cansada, mas minhas notas até deram uma queda (mas nada grave, ainda bem!). Em comparação ao período passado, esse foi bem mais organizado (em relação as datas das provas que foram bem distribuídas e eu também não tive problemas, como no P1, com professores faltosos), mas também foi teve uma cobrança bem maior e eu tive que estudar muuuuito!

Foi isso gente, foi bem resumido mesmo, mas só pra dar uma mostrada pra vocês como é o P2 na minha faculdade. Eai, o que vocês acharam? Que curso vocês fazem? Como foi o P2 de vocês? Comentem! ^-^


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)