quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Kytto's Anatomy ~ Meu P3 em 10 Tópicos



Oii, gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Já tem um tempinho que eu não falo nada sobre a minha faculdade, mas realmente, enquanto o período "tá rolando" é bem difícil arranjar um tempinho livre pra escrever no blog... Maaas, agora que estou de férias, resolvi voltar a escrever aqui falando sobre como foi meu terceiro período de medicina! Na minha faculdade tem uma espécie de "lenda urbana" que diz que os períodos pares são bons e os ímpares são ruins... bem, eu só fiz 3 períodos até agora, mas no final desse post vou falar pra vocês o que eu acho disso aí ;)



Bom, como o próprio título do post já diz, vou descrever meu terceiro período em 10 tópicos! Eu tinha pensado em fazer um texto corrido mesmo, mas acho que assim eu consigo separar melhor as coisas que realmente marcaram o período, e que período hein? Parecia que nunca mais ia acabar kkk.



1. Muito conteúdo!

Se tem uma coisa que você precisa ter em mente antes de fazer medicina é o seguinte: você vai ter que estudar muito!! O meu terceiro período superou os dois anteriores na questão do conteúdo, parecia que quanto mais eu estudava, mais coisa tinha pra estudar... Em uma das minhas provas de parasitologia caíram "apenas" 11 capítulos!! Não que nos outros períodos também não fosse muito assunto de uma vez, mas o P3 foi fenomenal nesse aspecto. Além disso, por causa da quantidade de conteúdo, parecia que o período nunca mais ia acabar.



2. Bactérias, bactérias e mais bactérias...

Eu não sei vocês, mas se tem algo que eu decididamente detesto é ter que decorar assuntos para as provas. Sério, eu prefiro muito mais aprender o conteúdo do que simplesmente decorar um monte de coisas aleatórias, mas nesse período foi difícil... Uma das minhas matérias foi microbiologia e aquilo foi PURA DECOREBA!! Pra cada prova, se iam cair, digamos, 15 doenças causadas por bactérias, eu tinha que saber o nome da bactéria, o Gram, se tem cápsula ou não, se tem flagelo ou não, tipo de respiração, fatores de virulência e um monte de outras coisas DE CADA BACTÉRIA!! Se a gente tivesse mais tempo pra estudar, eu nem dizia nada, mas existem outras matérias (os professores parecem nunca se lembrar disso né kkk) e simplesmente não dava pra aprender isso com calma.



3. Cisticercose na língua!

Esse tópico pode parecer meio estranho, mas eu coloquei ele pra falar sobre uma coisa que é bom você "estar ligado" se for fazer medicina: leia artigos! Pode existir uma doença X que é muito comum de acometer o fígado, por exemplo, mas então ocorreu um caso em algum lugar bem aleatório do mundo (sei lá, Indonésia, Índia, qualquer lugar bem longe do Brasil kkk), e essa doença acometeu um lugar do corpo totalmente inesperado... e você precisa pensar nisso! Eu fui fazer uma prova de parasitologia em que apareceu um caso de cisticercose na língua... em nenhum livro que eu estudei havia a possibilidade de isso acontecer, mas a professore achou um relato de caso da ÍNDIA e colocou na nossa prova, então, fiquem atentos com essas coisas! E, de qualquer forma, se atualizar na medicina é sempre bom, já que ela está sempre mudando né? É bom já se acostumar a buscar informações além dos livros.



4. Quando o professor indica um livro e usa outro...

Apesar de a medicina estar sempre atualizando, tem professor que nunca se atualiza né? Sabe aquele professor que parece ter 90 anos e que ainda ensina do mesmo jeito que ensinava 30 anos atrás? Então, nesses casos, estudar pelo livro é o único jeito de ir bem na prova (isso pra prova né, pra vida você busca outras fontes kk). O único probleminha é quando o professor indica um livro, mas toda a aula dele é baseada em outro! Quando o professor indicar alguma leitura, dê uma olhada em outros livros do assunto também, pode ser até que você encontre algum livro com uma didática melhor e que te ajude a aprender mais.



5. Rede de atenção em saúde: uma pirâmide ou um círculo?

Todos os períodos até então eu tenho alguma disciplina que aborda o sistema de saúde, especialmente o sistema de saúde público, sob algum aspecto. Como eu não tenho plano de saúde e dependo apenas do SUS, fiquei bem decepcionada com as disciplinas que tive no P1 e P2 sobre o tema, principalmente devido a um professor pouco interessado, de forma que as matérias foram cansativas e não agregaram nada pra mim. Esse período, finalmente, eu tive uma disciplina sobre o assunto que realmente foi boa e me ajudou a entender melhor como o sistema de saúde funciona! Esse tópico se refere ao título de um artigo que a gente leu que falava sobre a dinâmica do sistema de saúde e vale uma lida se você tiver interesse no tema.



6. Hora do resumo!

Uma coisa que eu não fiz muito nos períodos passados, mas fiz bastante no P3 foram resumos. Durante meu ensino fundamental e médio, prestar atenção nas aulas e ler o assunto em casa era o suficiente pra aprender, mas na faculdade isso não estava funcionando muito bem. Nos períodos passados, eu tentei usar vários livros diferentes, ler os resumos dos meus colegas, mas nada resolvia... Esse período, eu decidi então que iria fazer meus próprios resumos do conteúdo e deu super certo! Mas não é resumo do livro, ou resumo da aula, mas um resumo do que eu realmente entendi com as minhas palavras... Isso ajuda muito a fixar as coisas! Claro que isso é bem pessoal, mas pra mim foi show.



7. Rastrear câncer de próstata é um problema?

Uma das matérias que tive esse período foi epidemiologia e assim... eu achei bem chata kkk. Não sei se foi o professor e se eu realmente não me identifiquei, mas enfim, esse tópico não é pra isso! Apesar de não ter gostado, eu percebi nessa matéria (e em metodologia também) que muitas coisas feitas na medicina não são baseadas em nada! A frase que escolhi pra esse tópico leva a assunto bem polêmico que foi discutido em aula: existe algum ganho pro paciente que faz rastreamento de câncer de próstata? A resposta óbvia seria sim, mas muitos estudos epidemiológicos tem mostrado que é exatamente o contrário... No fim das contas, acabei ficando com a minha própria opinião meio dividida, então ainda vou ter que pesquisar mais sobre pra assumir uma posição. De qualquer forma, o que eu queria comentar aqui é que nesse período, eu aprendi a não simplesmente aceitar as informações, mas questionar e buscar fontes de conhecimento com maior relevância epidemiológica (como revisões sistemáticas) para embasar meu aprendizado e minhas futuras ações como médica.



8. Esquadrão de defesa: sistema imune. 

De todas as disciplinas que tive desde meu P1, a minha favorita foi esse período: imunologia. Muita gente não gosta dessa matéria e acho que isso se deve principalmente ao fato de que você só entende mesmo a imunologia depois de estudar tudo (sabe quando você lê um livro e aí no último capítulo você finalmente entende as coisas que aconteceram no primeiro? É mais ou menos assim kkk). Eu acho fascinante como nosso corpo tem todo um batalhão, uma maquinária completa pra se defender!

9. Dormir pra quê?

Gente, uma coisa que eu não concordo em fazer é virar noite estudando, porque eu preciso muito descansar pra conseguir fazer as coisas direito. Embora eu não tenha virado nenhuma noite, teve dias logo antes de provas que fui dormir muuuuito tarde estudando e o resultando não foi muito legal. Tem gente que consegue se sair bem mesmo sem dormir, mas eu não sou uma dessas pessoas, então pro período que vem quero me organizar melhor pra sempre poder descansar antes das provas.



10. Meu melhor período!

Apesar de tudo o que eu disse até agora e apesar da "lenda urbana" que mencionei no começo, o P3, sem sombra de dúvida, foi meu melhor período até então. Eu sou quase a ovelha negra da sala, porque todo mundo preferiu o P2 (seguindo a lógica dos períodos pares serem melhores), mas pra mim nem se compara. Meu rendimento acadêmico no P3 foi melhor, eu me dediquei mais, aprendi formas de estudar que funcionam melhor comigo e me motivei bem mais com o curso (até então, de vez em quando eu me perguntava se tinha escolhido o curso certo, mas agora eu realmente gostei da medicina).

É isso, gente! Eai, vocês já estão de férias também? :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)