segunda-feira, 20 de abril de 2015

#MinhaOpinião - Will & Will

Hey!

Amanhã é feriado!! Gente, não que eu seja preguiçosa pra estudar, mas convenhamos: FERIADO!! Uma pausa nos estudos de vez em quando é bom né! kkkk
E feriado pra mim é sinônimo de: dormir, comer, dormir mais, assistir séries, dormir mais um pouquinho, ler, ler, ler, comer de novo, dormir!!! kkkkkk
Aproveitando esse clima pré-feriado, vou fazer hoje uma resenha de um livro que terminei de ler ontem: Will & Will - Um Nome, Um Destino.

AVISO: Este post contém spoilers.

Nome original: Will Grayson, Will Grayson.
Autor(a): John Green & David Levithan
Editora: Galera Record
Ano: 2010 / Páginas: 348
ISBN: 978-85-01-09388-2

Sinopse:
"Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais ser apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio."



Confissões a fazer antes de começar a resenha: a primeira coisa que pensei quando ouvi falar nesse livro foi que um Will era um homem e o outro na verdade era "a outra" que seria uma menina também chamada Will... ok, eu viajei um pouco nisso kkkk.
Quando fiquei sabendo que os dois "Will" são homens, a segunda coisa que eu pensei foi: eles serão um casal. Alerta de Spoiler: Eles não são um casal! Passando por altas revelações com esse livro kkkk.

Minha opinião geral sobre o livro: muito bom e, ao mesmo tempo, muito confuso. Demorei um tempinho pra perceber que cada capítulo era narrado da perspectiva de um dos Will. A segunda coisa que deixa meio confuso é que os personagens são confusos! A própria construção mental deles é meio confusa kkkk.

Muito bem, chega de enrolação, vamos ao enredo da história: A princípio os dois Will não se conhecem. Cada um deles segue sua vida, morando em lugares diferentes, com condições sociais diferentes e estudando em escolas diferentes. Como eles se conhecem então? Bem, para isso, primeiro temos que entender os dois personagens. (Observação: o que eu achei legal nisso de dois autores escreverem juntos um livro foi que cada Will foi criado por um dos autores. Assim, eles são mais diferentes um do outro ^-^).

O Will Grayson de John Green mora em Chicago (lembrando de Divergente aqui, sem razões aparentes kkkk), tem um melhor amigo chamado Tiny Cooper e tem uma política de vida, que consiste em duas regras: 1 - Não se importar muito com nada; 2 - Calar a boca. Basicamente, ele é "na dele". Para aqueles que o cercam, Will Grayson faz o típico cínico.
"— Você é tão cínico — diz Tiny, agitando a mão na minha direção.— Não sou cínico, Tiny — respondo. — Sou prático. — Você é um robô — ele continua. 
Tiny acha que sou incapaz do que os humanos chamam de emoção porque não choro desde meu aniversário de 7 anos, quando vi o filme Todos os cães merecem o céu. [...] 
Eu não entendo muito bem qual é o sentido de chorar. Além disso, acho que chorar é quase [...] totalmente evitável, se você seguir duas regras muito simples: 
1. Não se importar muito com nada. 

2. Calar a boca. 

Todas as coisas ruins que já me aconteceram derivaram do não cumprimento de uma dessas regras."

Já o Will Grayson de David Levithan... bem, ele é mais depressivo. No caso dele, não é só "estar na sua", mas uma questão de precisar tomar medicamentos e tudo. E ele não tem amigos realmente... ele conversa um pouco com umas três pessoas e a mãe... e com um amigo virtual - que é o único que ele considera como amigo mesmo.
"Vivo constantemente dividido entre me matar e matar todos à minha volta, essas parecem ser as duas opções. Tudo o mais é só pra matar o tempo. [...] é uma pena, mesmo, que eu tenha que ter mãe. não deve ser fácil ter um filho como eu. nada pode preparar uma pessoa pra esse tipo de decepção." 
Partindo deste amigo do Will de David (vou abreviar como Will.D pro Will do David Levithan e Will.J pro Will de John Green), que se chama Isaac, que os dois Will acabam se conhecendo. Acontece que Isaac quer conhecer Will.D pessoalmente e então marca um encontro... e adivinha quem estava lá no mesmo lugar no dia em questão? Will.J!

Dada a uma série de fatores, os dois Will começam a conversar e Will.J acaba apresentando Will.D para Tiny... enquanto Tiny "empurra" Will.J para cima de Jane, que é uma amiga dos dois.

A partir de então a história começa a girar em torno dos casais Will.D + Tiny e Will.J + Jane. Nesse meio tempo, algumas amizades enfraquecem, rolam brigas, desentendimentos, desabafos, desculpas e reconciliações. Fora uma peça teatral/musical que rola na história. Morri de rir com algumas das músicas kkkk. E fugindo ao "padrão-livros-do-John-Green" ninguém morre no final. kkkk (Indireta para Quem é Você, Alasca? e A Culpa é das Estrelas).

Em resumo, os personagens da história (em especial, Will Grayson e Will Grayson) estão tentando encontrar a verdade sobre si mesmos.
"A verdade pura e simples.
Raramente é pura e nunca simples de fato.
O que um garoto pode fazer
Quando mentira e verdade são ambas pecado?"
    - Citação de Oscar Wilde."
Minha nota para o livro: três estrelinhas. Gostei muito da história e acho que deveria virar um filme. ^-^
Porém, ainda acho que algumas partes ficaram confusas e os personagens são um pouco exagerados. Como Tiny Cooper, que chega a ser meio excêntrico kkkk.

Eai, você já leu Will & Will? O que você achou? Comenta aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)