quinta-feira, 7 de julho de 2016

DIYP - Capa de caderno personalizada + Medicina, lá vou eu!


Oi, gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Tenho uma notícia pra vocês: eu passei pra medicina!! "Mas, Kytto, o resultado do SISU já não saiu tem um tempão?". Pois é, gente, eu já sabia que tinha passado, mas como a faculdade é federal (e aqui já fica uma dica pra vocês) tem muita burocracia e eu não queria falar nada aqui até ter certeza que a minha matricula estava ok. Bom, as minhas aulas vão começar na segunda (11/07) e enquanto separava meus materiais, eu olhei pro meu caderno e pensei: por que eu não personalizo esse caderno? Tô numa vibe bem criativa esses dias né? Kkk. O legal mesmo de personalizar um caderno é que você pode deixar ele com a sua cara e você não encontraria um caderno assim pra comprar em lugar nenhum! Quer ver a capa que eu fiz e saber mais sobre como/porquê escolhi fazer medicina? Então continue lendo!


Começando pela capa! Gente, personalizar capa de caderno é uma das coisas mais legais e mais simples que tem pra fazer quando você tem um surto de criatividade. Vamos definir aqui um passo-a-passo:

1) Qual a cor da capa do seu caderno? Isso é importante porque se você for como eu e tiver preguiça de retirar o arame pra colocar a capa nova, então é bom que você crie uma capa de uma cor próxima a do seu caderno. Desse jeito a separação entre a capa real e a que você fez não vai ficar muito nítida. A capa do meu caderno era toda roxa, então eu salvei uma imagem roxa pra colocar no fundo. Não se esqueça de salvar o fundo com boa qualidade, você não que que fique borrado quando você imprimir né?





2) Já tem o fundo? Então agora vamos pensar no que colocar por cima! Você já pode pensar antes em como você quer a sua capa e já procurar as imagens que você precisa pra montar ela, mas eu não tinha uma ideia assim bem definida... eu queria apenas juntar várias coisas que eu gosto em uma só capa, então eu salvei várias imagens que gostei e deixei pra escolher quais eu realmente ia usar na ora de montar a capa. Ah! Não se esqueça de procurar imagens PNG, que geralmente tem o fundo transparente (você sabe que o fundo é transparente se no google a imagem tiver aquele fundo xadrez). Se o fundo tiver cor, não vai ficar legal em cima da imagem de fundo né?




3) Agora vamos montar! De todas as imagens que eu salvei, não deu pra usar tudo. Isso aconteceu porque, por mais que eu quisesse fazer uma capa misturando várias coisas que eu gosto, também não queria que ficasse com excesso de poluição visual. Eu monto as minhas capas no Word e é bem simples de fazer isso. Primeiro, coloque bordas visíveis na página do documento, que tenham as medidas da capa do seu caderno, porque assim você sabe quanto espaço tem pra colocas as imagens. Insira a imagem de fundo e a amplie pra cobrir toda a página. Depois, vá inserindo as imagens que você quer colocar na capa. Só não se esqueça de que, como você quer essas imagens por cima da que você já colocou, você precisa clicar nela com o botão direito do mouse e mudar o posicionamento dela para "por cima do texto". Agora vai ficar super fácil de mover a imagem pela página do Word, então, solte a criatividade! 

4) Depois de pronto, é só imprimir sua capa e comprar papel contact. Existem duas formas de colocar a nova capa: você pode retirar o arame, cobrir toda a capa com sua imagem, cobrir com papel contact e depois colocar o arame de volta. Eu acho isso um pouco trabalhoso, então fiz diferente: eu cortei o excesso da folha do lado esquerdo e colei a imagem no caderno com o papel contact. Por isso escolhi uma imagem de fundo de uma cor próxima a da capa do caderno. Assim, não fica tão nítido o lugar onde a imagem está pregada na capa. 





Gostou dessa capa? Eu vou deixar um arquivo em PDF pra vocês baixarem aqui, se quiserem imprimir e usar também! (Obs: as partes que sobram da folha, no lado direito, em cima e em baixo, você pode dobrar pra dentro da capa, até ajuda a fixar melhor ^^).

___________________________________________________________________

Agora que mostrei pra vocês como personalizei, vou falar um pouco sobre como escolhi fazer medicina. Na época que estava decidindo que carreira seguir, eu fiz vários testes vocacionais pela internet e anotei quais cursos apareciam com mais frequência nos resultados. O ideal mesmo seria fazer também o teste com um psicólogo, mas nem pensei nisso na época kkk.

Depois de ter separada os 5 cursos que mais apareciam, eu comecei a pesquisar sobre eles. Mas essa pesquisa não pode ser só ler o que tem no Guia do Estudante sobre o curso. Você tem que pensar onde você vai fazer esse curso, nota de corte, turno, mercado de trabalho, pós e contras... se prepare pra pesquisar! Na época, eu separei até um caderno onde eu anotei várias coisas sobre os cursos que eu estava pesquisando, porque assim, quando eu escolhesse um curso, eu teria certeza de que queria mesmo seguir essa carreira, levando todos os pontos (positivos e negativos) em consideração.

"Kytto, e o que você pesquisou sobre os cursos, exatamente?" Eu vou listar aqui pra vocês mais ou menos o que eu pesquisei sobre cada curso, mas sinta-se livre pra pesquisar mais coisas, pois quanto mais você souber sobre a área, melhor será sua tomada de decisão! (Vou focar os tópicos na medicina, mas servem pra qualquer curso).





1) Onde você vai estudar? Eu nem tenho condições financeiras de ir para outro lugar, nem de estudar em uma faculdade particular, então era importante que o curso fosse em alguma faculdade aqui e eu queria que fosse na Federal.

2) Já sabe o lugar? Então agora olhe o turno! Eu detesto estudar de noite, então já olhava logo se a faculdade tinha o curso no turno diurno.

3) Você terá disposição para estudar pra valer? No caso da medicina, o curso é integral e eu posso ter aula até nos sábados, então é importante ver se você terá disposição pra levar seu curso a sério!

4) Quanto tempo dura seu curso? Quantos anos você terá quando se formar? E considerando que a faculdade passe por greves? Tudo isso é importante, porque muita gente desiste depois que percebe que o curso é longo, mas gente... isso é algo que você já tinha que saber antes de entrar né! kkk

5) O seu curso exige muito estudo? Claro que todo curso exige que você estude muito, mas na medicina, por exemplo, é pra sempre! Todos os dias algo novo pode ser descoberto na área da saúde, então você tem que estar sempre se atualizando.

6) Precisa saber mais de um idioma? No caso da medicina, saber inglês ajuda muito, pois muitos materiais ótimos são em inglês, mas não é algo extremamente necessário.

7) Você sabe controlar as emoções? Isso é importante pra qualquer área, mas na medicina é muito importante, porque você terá que aprender a lidar com a morte.

8) Dê uma olhada nas matérias que, independente da faculdade que você vá estudar, acabam aparecendo no curso e veja se você quer mesmo estudar todas - ou pelo menos a maioria - delas.

9) E a pós-graduação? Já é bom ter ao menos uma ideia de que ramo específico você quer seguir... muito provavelmente você vai mudar de ideia na universidade, mas você já pode ver quais são as especializações que existem né.

10) Qual a média das últimas notas de corte para a faculdade que você escolheu?

11) Depois de formado, você precisa se registrar em algum conselho para exercer a profissão?

12) Qual a média salarial?

13) Já deu uma olhada no fluxograma do curso? Não? Então olhe agora! Você já pode até ver quais as matérias optativas que parecem ser legais.

14) Procure opiniões de quem está fazendo esse curso e de quem já se formou... e não procure só as opiniões positivas! É muito bom ver os prós e os contras na hora de escolher sua profissão.

15) Escolha com o cérebro, mas não deixe o coração de lado! No fim das contas, o melhor é você fazer algo que você ao menos se interesse né! kkk

É isso, gente. Gostaram da capa? E das dicas pra escolher o curso? Você também vai fazer medicina, ou já faz? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)