sábado, 23 de julho de 2016

Kytto's Anatomy - Primeiras Semanas de Aula



Oi, gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Eu sumi do blog por uns dias, mas eu tenho um bom motivo: as duas primeiras semanas de aula foram bem puxadas! Hoje eu vou começar no blog um novo quadro - já perceberam que eu amo quadros né? kkk - chamado Kytto's Anatomy - referência óbvia para Grey's Anatomy kk. 

Qual o objetivo desse quadro? Bom, gente, eu caí meio que de paraquedas na medicina kk. Os primeiros cursos que eu tinha pensado em fazer foram Matemática, Ciências da Computação e Arquitetura, e só quando eu já estava bem pertinho de fazer o Enem foi que eu decidi fazer Medicina. Resultado: conheço bem pouco da área kk. Por mais que eu tenha pesquisado bastante antes de escolher esse curso, muita coisa que as pessoas que queriam medicina a mais tempo sabem, eu não tenho nem ideia.

Enfim, resumindo a história, eu resolvi criar esse novo quadro pra compartilhar com vocês meu processo de descoberta dentro da medicina e meu desenvolvimento até que - daqui a uns 6 anos ou mais kk - eu me torne uma médica! Neste primeiro post eu vou contar pra vocês como foram as duas primeiras semanas de aula. Lembrando que eu estudo na federal da minha cidade e nem tudo que eu disser vai se aplicar a todas as faculdades de medicina que existem.

Quer saber mais como foram essas primeiras semanas? Continue lendo!


Bom, uma dica que eu dou se você é tímida(o) como eu é olhar quem mais passou pro mesmo curso que você e ver se você já não conhece alguém. Eu tive a sorte de três pessoas que eu já conhecia terem passado também: um menino que estudou comigo no 9º ano e duas meninas que também estudaram na mesma escola que eu fiz meu ensino médio, mas em turmas diferentes. Uma das meninas até mora perto da minha casa e nós fomos juntas pra faculdade no primeiro dia. Outra dica que eu dou é ir na faculdade antes do curso começar, porque eu só soube achar a sala de aula no primeiro dia porque já tinha ido lá antes... e dada a minha animação + nervosismo, eu com certeza teria me perdido se não conhecesse o caminho kk.


Saindo dessa parte, vamos ao que aconteceu. Muita gente chegou antes do horário da aula no primeiro dia e isso é algo essencial: você não quer entrar na sala no primeiro dia depois que todo mundo já estiver sentado e já tiver professor em sala kkk. Depois que todos os alunos que entraram na sala (eu não me lembro se todo mundo chegou na hora certa, mas também não me lembro de todo mundo que foi no primeiro dia, minha sala tem 66 alunos, minha memória não dá conta de tantos nomes kkk) o diretor do curso e o coordenador vieram falar conosco. Eu gostei muuuuito dos dois, eles realmente se esforçam pro curso funcionar do melhor jeito possível.

No primeiro dia eu passei por um momento de altas emoções também kk. Depois que o diretor falou da faculdade e das normas e o coordenador falou do curso, eles deram um intervalo pra gente. Nessa hora eu senti alguma coisa úmida do lado esquerdo do meu rosto e pensei: não é possível que eu esteja suando, tem ar condicionado aqui! Quando eu pus a mão pra ver o que era... era sangue! Eu fui pro banheiro pra limpar e, gente, não tenho ideia de onde esse sangue veio. Minha prima - ela tá no P3 de medicina - acha que eu devo ter passado a mão e estourei uma espinha, sinal ou algo assim... foi um bocado assustador na hora, mas passou kk.

Depois do intervalo voltamos para a sala para que o coordenador continuasse falando sobre as disciplinas do curso e sobre as matérias optativas, quantas a gente tem que fazer, etc. Depois que ele terminou já era quase 12:00 então nós fomos almoçar e na parte da tarde, os alunos do P2 fizeram a gente se apresentar um por um para "quebrar o gelo"... gente, eu odeio me apresentar em público, sério kkk.


O resto da semana correu de forma bem parecida: na parte da manhã alguém ia conversar com a gente sobre algo relacionado ao curso (extensões, intercâmbio, etc) e na parte da tarde a gente sempre tinha alguma atividade diferente. Eu não lembro o que a gente fez em cada dia - sim, eu já esqueci dos detalhes kk - mas eu me lembro que na quarta nós fomos visitar o Hospital Universitário. Eu gostei muito de ir lá, todos receberam a gente super bem, e em outros períodos mais a frente nós vamos ter aula lá.

O dia mais legal da semana pra mim foi a quinta. O pessoal do Centro Acadêmico fez uma festinha pra gente! Sério, a comida estava ótima e eles recepcionaram a gente super bem!


Uma coisa que achei super legal na minha universidade é que, para o curso de medicina, não é permitido o trote. Aí você pode até pensar "mas o trote é quando você pode se integrar com outros alunos". Sinceramente, tem formas melhores de se fazer isso kk. O trote foi proibido porque estava ficando muito violento e os próprios alunos criaram um projeto pra colocar no lugar chamado de "apadrinhamento": os alunos que estão um período na sua frente escolhem, cada um, um aluno do período anterior pra apadrinhar, ou seja, cuidar ao longo do curso - passar material, provas do período anterior, cópias de livros... e isso é pro curso todo!! Achei super legal essa ideia e, período que vem, eu que estarei ajudando um novo aluno. ^⁻^

Uma coisa que é diferente no curso de medicina aqui é que ele não funciona por cadeiras/disciplinas, mas sim por módulos. Geralmente, uma cadeira/disciplina dura todo o semestre, mas os módulos duram o tempo que precisarem durar, desde uma semana até o semestre todo. E devido a isso, na segunda semana de aula, nós já tivemos prova! (Esqueci de dizer lá em cima que teve aula em alguns dias pela tarde kk) Eu achei a prova tranquila, mas uma coisa que me assusta na faculdade é a quantidade de textos pra ler... ainda bem que nossos (as) padrinhos (madrinhas) passam o material pra gente, porque eu ia gastar bem uns 20 reais pra tirar cópia de todos aqueles textos.. e isso é só o começo!



Em resumo, gente, foi isso. Mesmo não tendo tido muita coisa ainda, eu estou amando o curso! Eu chego bem cansada em casa, porque fico na universidade de 7:00 às 18:00, mas mesmo assim, fica lá de boa vontade, porque o curso parece mesmo incrível e cada aula que passa - por mais coisa que seja pra estudar kk - eu me sinto ainda mais animada e motivada para ser médica um dia! (e quem sabe até professora de medicina, depois kk).

É isso, gente. E aí, vocês também começaram a faculdade agora? Como foram as primeiras semanas de aula? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)