sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Como funcionam nossas playlists para o Enem?




Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Bem, hoje estava previsto sair a nota do Enem, mas até agora nada... está passando pelo Whatsapp uma imagem com os possíveis horários de divulgação para cada parte do país, segundo o horário de Brasília. No meu caso, que moro no Nordeste, a nota seria publicada as 13:00... claro que eu não sei se isso é verdade, então o jeito é continuar olhando!

Bem, como o tópico de conversa hoje é a nota do Enem, eu vim explicar pra vocês como funcionam as playlists de estudo do nosso canal. 



Na aba de guias na parte superior do blog, você já deve ter visto as seguintes abas: "Enem" e "Canal no Youtube". Ao clicar na segunda, você vai direto para o nosso canal. Ao clicar na primeira, você vai para uma página onde separamos alguns links interessantes pra quem quer se sair bem no Enem. O último dos links também irá te redirecionar para o nosso canal. Por que?

Bem, depois de analisar o edital do Enem, eu percebi que, realmente, TUDO o que você estudou ao longo do Ensino Médio pode ser cobrado na prova. E eu e outras pessoas não temos como pagar um cursinho desses bem legais que te ajudam a se preparar. Então, eu criei um método para estudar sozinha, sem cursinho.


Eu fiz esse Enem 2015 e também fiz o Enem 2014. Depois de analisar o que eu realmente percebi que caiu na prova, eu filtrei aquela lista enorme com os assuntos cobrados pelo Enem. Dessa forma, eu espero me sair bem, mas não gabaritar a prova, já que eliminei alguns assuntos.

Como funciona esse método? Estudar todos os dias é bem cansativo para algumas pessoas, mas funciona para outras. Então, eu pensei em um método livre. Ao todo são cerca de 50 dias de estudo, e a pessoa divide esses dias ao longo do ano da forma que achar melhor. Eu, por exemplo, gosto de estudar nos finais de semana.

Se você for no nosso canal, irá encontrar playlists com o título "Enem -  Dia X (Y)". O X se refere ao dia de estudo, porque todas as playlists são publicadas na ordem... você não precisa estudar nessa ordem, se não quiser, mas eu já separei os assuntos de forma a ter uma sequência. Já o Y se refere à(s) disciplina(s) abordadas naquele dia. E estude apenas um Dia por dia! Assim você não vai sobrecarregar o seu cérebro.

No começo, só eu e meu irmão mais novo estávamos usando as playlists, mas alguns amigos meus - inclusive a Bel aqui do blog - começaram a usar e gostaram da ideia. Mas não basta assistir as playlists. Para que seja um estudo efetivo, você deve assistir os vídeos fazendo anotações (só assistir não é o bastante pra informação entrar mesmo no seu cérebro) e depois que terminar, procurar exercícios resolvidos na Internet -  eu recomendo o site do Brasil Escola, mas existem vários outros. Faça o exercício e só depois olhe a resolução. E por fim, durma bem durante a noite, pra que toda a matéria seja fixada na sua memória.

Pronto! Eu ainda não tinha esse método quando fiz o Enem 2015, mas se não passar nesse Enem, já sei como vou estudar para o Enem 2016. Não sei o quão efetivo será o resultado, mas eu acredito que esse método pode sim garantir uma nota muito boa na prova. Ah! Em alguns dos dias, eu incluo "Redação" entre as matérias, e na própria playlist será mostrado um tema que já caiu no Enem. Isso significa que você deve fazer uma redação e pedir para alguém corrigir!


É isso gente. Quem está esperando a nota sair hoje, como eu, espero que tenhamos nos saído bem! Quem vai fazer o Enem 2016, e não pode pagar um bom cursinho, ou não tem tempo mesmo, que tal tentar esse método?

Ah! Eu disse que são cerca de 50 dias, mas por enquanto você não vai encontrar 50 playlists no nosso canal. Eu vou fazendo as playlists conforme vou estudando, mas se você for estudar na ordem, não será um problema, pois já tem 15 playlists prontas! Preparado pra começar? ^-^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)