segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Feliz 2016! + Como cumprir minhas promessas?


Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Bem, 2016 já começou e eu estou um pouquinho atrasada, mas feliz ano novo!

O que quase todo mundo - ou todo mundo mesmo - faz na virada do ano, além de comer e assistir a queima de fogos? As promessas de ano novo. Esse ano vou emagrecer. Esse ano serei mais paciente, Esse ano vou me dedicar aos estudos... o ano passa e.... nada! Acabamos esquecendo nossas promessas da virada no meio do caminho! Mas por que isso acontece? Pode ser desanimo, falta de tempo ou mesmo mal planejamento. Então hoje eu trouxe pra vocês algumas dicas pra ajudar no cumprimento das promessas pra 2016.


Pra montar esse post, além de dicas pessoais, eu também fiz algumas pesquisas em vários sites da Internet e analisei o que me pareceu dar resultado. Então, vamos lá!


Primeiro de tudo, crie metas, não promessas. Parece bobeira, mas algo que reparei lendo outros blogs e sites por aí é que as pessoas sempre fazem várias promessas... e pronto! É como se você dizer "eu prometo" já bastasse pra que aquilo fosse uma grande coisa. Então, na virada do ano, você pode dizer, "eu prometo..." um monte de coisas, mas isso não significa que você vai realizar suas promessas de verdade. Então deixe as promessas de lado e crie metas. Separe um caderno só pra isso e na primeira página numere todas as suas metas pra 2016. Mas faça isso de lápis de escrever, mais na frente eu explico porque.


Segundo, não exagere na quantidade. Eu sou o tipo de pessoa que precise organizar e planejar bem o dia pra que tudo que precisa ser feito seja realmente feito. Dada a minha prática, eu sei muito bem que quando a pessoa se empolga, acaba anotando mais metas do que é capaz de cumprir, seja no dia ou no ano. Então não exagere. Pense o que é prioridade pra você e descarte as metas que estão ali meio desnecessariamente. Tente não ter mais de 10 metas para o ano, assim será mais fácil de cumprir todas. Por isso falei pra você anotar de lápis... agora você pode apagar algumas das metas e deixar só aquelas essenciais que você quer cumprir de qualquer jeito!


Terceiro, não ignore os pequenos detalhes. A primeira coisa que eu disse foi para trocar as promessas por metas. Sabe qual é a diferença? Uma promessa é assim: "em 2016, eu vou perder 10 Kg". Pronto, só isso. Agora veja como é uma meta: "em 2016, eu vou perder 10 Kg, e vou fazer isso fazendo 3 refeições principais, comendo frutas entre elas, vou beber mais água, abrir mão da carne vermelha e apostar nos carboidratos integrais, vou me matricular na academia...". Percebeu a diferença? Quando você cria uma meta, você precisa detalhar como vai cumpri-la. E por que estou dizendo isso agora? Muitas vezes, no nosso planejamento, esquecemos de pequenos detalhes que acabam atrapalhando tudo. Eu mesma, uma vez decidi que ia emagrecer, mas eu nunca incluía o lanche do intervalo, ou recreio, no meu planejamento, porque eu achava que um lanche não ia fazer muita diferença... mas fez! Então nada de ignorar os detalhes, planeje tudo!


Quarto, vá com calma. Você tem que planejar bem como vai cumprir suas metas, mas não exagere. Se a ideia é perder peso, por exemplo, não comece de cara trocando todas as suas refeições por uma folha de alface com sal! Ninguém aguenta isso e logo você vai acabar desistindo. Planeje suas metas de uma forma que você tenha que se esforçar, mas sem exagero. Coisas como reduzir a quantidade de refrigerante que você toma para uma latinha no fim de semana ou só comer salgadinhos em festas são mais efetivas do que os exageros.


Quinto, tenha suas metas sempre por perto. Não adianta você planejar tudo bem direitinho, guardar o caderno na sua gaveta e deixar lá pegando mofo, ou deixar na estante pegando poeira. Hoje em dia não existe desculpa pra isso! Anote no seu celular, tire fotos ou carregue o caderno com você, mas mantenha suas metas por perto. Assim, você não terá a desculpinha de que "esqueceu" de fazer algo do planejamento.


Sexto, comece logo. Você terminou todo o seu planejamento hoje, então por que você só vai começar pra valer no mês que vem?! Terminou de planejar, comece já no dia seguinte ou então até no mesmo dia! Quanto mais você adia fazer algo, mais desanimado você fica. É como se você desestimulasse seu cérebro a fazer aquilo e quando estiver perto de começar, vai parecer a chegada do juízo final e você vai adiar de novo.


Sétimo, conte pra alguém e se falhar, recomece e pague o preço. Se você contar sobre suas metas para um amigo, ele pode ajudar a te vigiar. Quando você não cumprir algo, vocês podem estabelecer uma punição: você vai ter que dar 1 real pro seu amigo, por exemplo, ou vai ter que que passar 24 horas longe de qualquer tipo de tecnologia (celular, computador, etc). Assim, você não vai querer falhar. Além disso, se você pretendia passar 6 meses em dieta, por exemplo, comece a contar o tempo de novo do zero!


Oitavo, saiba se recompensar... não sabotar. Eu estou usando muito o exemplo da dieta porque é bem simples de entender. Você queria perder 10 Kg e descobre que já perdeu 2 Kg! Hora de comemorar! Então, pra se recompensar você tira um dia pra comer algo mais gostoso... e ganha 3 Kg só naquele dia. Lá se vai seu esforço pra perder os 2 Kg iniciais. Então, quando for ser recompensar, saiba escolher uma recompensa que não vai sabotar tudo que você já fez.


Por fim, a nona e última dica é olhar para os progressos, não para os resultados. Ok, você quer perder 10 Kg, mas se todos os dias você se pesar, vai acabar desanimando. Anote no seu caderno de metas os pequenos progressos que você fizer, como diminuir a quantidade de doce, não sentir mais desejo constante de comer chocolate, só estar tomando refrigerante em festas... assim você tem até como avaliar se está indo bem ou não. O resultado virá sem você nem perceber e quando se der conta... meta cumprida!


Bem gente. é isso. Seguindo essas dicas, você pode fazer todas as suas metas se realizarem, em vex de ficar jogando a promessa de um ano pro outro kkk.

Eai, já planejou suas metas pra 2016? Quais são? Espero que tenham gostado do post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)