sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

#MinhaOpinião - Shadowhunters ~ temp 1 / ep 1



Oi gente, tudo bem com vocês? Espero que sim! Agora eu voltei com o quadro #MinhaOpinião, no qual eu dou minha opinião sobre algo... lembrando que é uma opinião pessoal, não sou uma super crítica profissional e entendida dos assuntos. kkkk

Hoje eu vim aqui dar a minha opinião sobre o episódio 1 da primeira temporada da nova série Shadowhunters, sobre a qual já falei em outro post (clique aqui pra ler!).

Alerta: este post terá spoilers do primeiro episódio!

Anteriormente, eu disse para vocês que a série era da ABC Family que virou Freeform. Eu estava meio desesperada (sou fã dos livros kkk) tentando imaginar como eu iria assistir a série já que não tenho esse canal em casa. Mas, para a minha felicidade, a Netflix comprou os direitos da série e toda semana vai liberar um episódio! Fiquei muito feliz, já que meu pai é fã da Netflix e assina!

O primeiro episódio saiu na quarta (13/01/2016) aqui no Brasil, e no dia anterior nos Estados Unidos. Eu só não fiz este post antes por falta de tempo mesmo, estou me organizando pra volta as aulas e também tinha toda a agonia do SISU... enfim, sem mais enrolação, vamos lá!

Eu, particularmente, gostei do primeiro episódio, embora não tenha gostado de tudo. De 0 à 10, eu daria 7, levando em conta tanto as características da história do livro, como características de edição da série. 

O episódio começa quando Alec, Izzy e Jace estão indo atrás de um demônio que parece estar tirando sangue de humanos e dando para alguém (este trecho já havia sido liberado e tem no outro post). Algo que gostei: a trilha sonora nesse momento.

Algo que ficou um pouco estranho (ah, eu assisti junto com uma amiga que não leu os livros e também analisei a opinião dela antes de fazer este post) foi o momento em que Jace e Clary se conhecem. Como fã dos livros, eu sei que não foi da forma como está no episódio, mas não achei ruim... mas minha amiga chamou atenção para um ponto interessante... quando Jace esbarra em Clary, por que ela vira pra brigar com ele? Procurando encrenca? Ela não parecia estressada até aquele momento... quando alguém esbarra em mim na rua, ou eu só me afasto ou me desculpo se tiver sido culpa minha, mas realmente, não me viro exaltada de raiva pra pessoa. kkk



Outro momento que fugiu dos livros é quando Jocelyn entrega uma estela pra Clary... mas não acho que esse seja um detalhe realmente relevante, não acho que essa alteração vá mudar o curso da história.

Temos a inclusão na série de duas novas personagens: Maureen e Dot. Maureen até existe nos livros, mas é bem diferente de como é na série. Nos livros ela era uma menina loira de uns 12 anos, patricinha e meio irritante, que dizia ser a namorada do Simon. Na série, ela é a outra integrante da banda do Simon e tem uma queda por ele, é bem mais crescida e esperta. E Dot... bem, de certa forma é uma substituta para a Madame Dorothea, só que mais jovem. Mas logo no primeiro episódio ela cai de uma janela e, sinceramente, se ela tiver morrido, terá sido uma personagem desnecessária... espero que ela tenha sobrevivido!



Um ponto que me incomodou na atuação, mas que eu acho que deve melhorar conforme os atores forem entrando em seus personagens, foram as reações e expressões. Com relação ao Jace, eu podia ouvir a emoção que ele queria passar na voz, mas não via mudanças no rosto do ator. E durante a luta com os demônios em Pandemonium, achei que as reações da Clary foram meio estranhas... em um momento ela estava gritando ou assustada, e depois estava parada olhando tipo "nossa, eles estão matando coisas que explodem.... nossa, eu matei um deles.... oh" e completamente tranquila, como se aquilo fosse beeeeem normal.

Mais um ponto clichê e que ficou até engraçado: a chuva. Claro que quando tudo dá errado e Clary tem que sair sozinha pelas ruas, começa a chover. O engraçado é que parece que toda a água armazenada nas nuvens resolveu cair de uma vez só e tem um momento que você percebe que a chuva está caindo em um arco, como se estivesse vindo de uma mangueira. kkkk

Sobre os demônios: o primeiro demônio que ataca a Clary deveria ser um Ravener, que no filme Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos ficou bem parecido com a descrição do livro... na série, nem tanto. Apesar disso, eu gostei, os demônios continuam adequadamente feios e assustadores. 

Ah! Achei muito legal mostrarem um trechinho do passado da Clary, mas ficou engraçado também... logo no começo temos um flashback com "oito horas atrás"... pouco depois vem "dez anos atrás" e eu já fiquei imaginando a série voltando no tempo eternamente até o começo do universo. kkkk


Sobre o Instituto de Nova York, os diretores da série resolveram inovar. Nos livros, nós sabemos que apenas Alec, Izzy, Jace, Max, Robert, Marise e Rodge habitam o Instituto, mas na série, o lugar aparece cheio de gente e super tecnológico, como uma central de espionagem. Pra mim, isso não chega a ser um problema na adaptação, mas tira um pouco da magia que o lugar tem nos livros.

Algo que eu não gostei mesmo e achei que fugiu muito dos livro: Chernobyl??!! No primeiro episódio da série, Valentim tem uma espécie de esconderijo de vilão em Chernobyl... além de fugir muito do livro, achei a imagem que aparece do lugar na série parecida com um desenho até, e foi bem desnecessária essa escolha de local. kkkk

Um momento que eu achei que faltou o senso de curiosidade que a Clary tem nos livros: Clary e Simon estão pra fazer um lanche e Clary coloca um biscoito em cima da mesa. Quando olha de novo, o biscoito não está e tem um desenho de biscoito no papel. Eu imagino a Clary dos livros batendo o pé no chão e jurando que havia um biscoito ali e que de alguma forma ele entrou na mesa... mas a Clary da série aceita a situação toda bem tranquilamente, o que não combina muito com a personalidade da personagem, mas isso é um detalhe, então Ok.

Por fim, mesmo com algumas coisas que não curti, eu estava gostando muito do episódio até começar a se aproximar do final... de repente, tudo ficou muito corrido e passou de uma vez e PUF! acabou o episódio. Eu acho que não precisava de tanta correria, o diretor e o pessoal da edição final podiam dar uma atenção pra isso!



Bem, é isso. Apesar de não ter gostado de tudo, eu recomendo esse episódio e espero que a série continue! Já é certeza que terá a primeira temporada completa, já que, se não me engano, os episódios foram concluídos, ou pelo menos as filmagens. Já a segunda temporada vai depender da audiência. Eu acho essa tentativa de adaptação, apesar das mudanças, bem válida, e quero mesmo que continue até o fim da história!

Vocês já assistiram o primeiro episódio de Shadowhunters? O que acharam? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)