sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Introdução ao J-Rock



Oi gente, tudo bom com vocês? Espero que sim! Bem, como vocês já sabem, eu sou bem curiosa e curto a cultura japonesa. Acho animes e mangás muito legais e hoje eu resolvi conhecer mais o que seria o J-Rock. Assim como K-Pop se refere ao Pop produzido na Coréia do Sul, o J-Rock nada mais é do que o rock produzido no Japão. E com "rock" eu quero dizer tudo que possa ser entendido com rock de alguma forma. 

Pra ter certeza do que era o J-Rock, eu fui atrás de informações e trouxe pra vocês a definição que eu encontrei na revista NeoTokyo... infelizmente, eu não achei o ano da edição na revista e como eu ganhei de um amigo, não sei quando ela foi comprada. Posso só dizer que ela não é muito recente, já que tem uma matéria do início de Lost Canvas, mas acho que a definição em si não muda muito com o tempo. Enfim, chega de enrolar, nas palavras da revista:
"Não há um termo tão simples, porém tão confundido quando 'j-rock'. Significa nada mais, nada menos do que 'Japanese rock' ou, traduzindo, 'rock japonês'. Sendo assim, absolutamente tudo que seja produzido no Japão e possa ser classificado como rock é j-rock, não importando se é uma banda de sonoridade bem típica do país, se é algo totalmente inovador ou um xerox do som ocidental mais clichê. É tudo j-rock. [...] J-rock pode ser punk, industrial, indie, visual kei etc."
Dada a definição, eu fui ouvir alguns grupos, claro. E hoje eu trouxe pra vocês três grupos que eu gostei. 



O primeiro deles é o Antic Cafe, ou apenas An Cafe. O grupo começou em 2003 e contava com três integrantes: o vocalista Miku, o guitarrista Bou e o baixista Kanon. Ainda no mesmo ano, o baterista Teruki, que pertencia a outra banda, saiu e se juntou ao grupo. Depois disso, o grupo fez um acordo com a gravadora Loop Ash e começaram a lançar seus singles. O primeiro show da banda teve seus ingressos esgotados. O grupo seguiu bem até 2007, quando o guitarrista Bou (o loirinho da imagem acima) saiu da banda. Depois disso, o guitarrista Takuya e o tecladista Yuuki se juntaram ao grupo.


Em 2009, depois de muitos boatos, o An Cafe confirmou sua apresentação no Brasil no dia 5 de abril do mesmo ano, reunindo fãs (conhecidos como "cafekkos") de todo o país. Ainda em 2009, o grupo anunciou que ficaria em hiato por algum tempo, voltando a tocar apenas em 2012.

Já que o grupo teve sua formação inicial alterada, eu trouxe deles duas músicas, uma da primeira formação e outra da segunda.

Smile Ichiban li Onna


Natsu Koi Natsu Game


O próximo grupo que eu escolhi foi o The GazettE. Formado em 2002, o grupo contava inicialmente com o vocal Ruki, o guitarrista Uruha, o guitarrista Aoi, o baixista Reita e o baterista Yune. Mas logo no ano seguinte, Yune deixou a banda e o baterista Kai se juntou a eles e em seguida o grupo assinou um contrato com a PS Company. 


O grupo seguiu bem até 2010, quando passaram para a Sony Music Records. Ainda no mesmo ano, o grupo lançou a música "Shiver" que tornou-se a abertura da segundo temporada do anime Kuroshitsuji. Em 2013, o grupo fez sua primeira turnê mundial, que contou com o Brasil na lista.

Como também teve duas formações, eu trouxe uma música da primeira e uma da segunda. Além disso, também trouxe a abertura da segunda temporada de Kuroshitsuji, cantada por este grupo.

Wakaremichi

Pledge

Abertura de Kuroshitsuji II


O último grupo sobre o qual eu vou falar é Jupiter, A história desse grupo também conta com mudanças na formação. Em 2007, foi formada a banda Versailles, formada por ex-integrantes de outros grupos. O conceito da banda era "a beleza absoluta da forma do som e os extremos da estética". A banda teve muita visibilidade fora do Japão, principalmente em países como Estados Unidos e Alemanha.

O grupo sofreu seu primeiro choque em 2009 com o falecimento do baixista, que teve que ser substituído. E em 2012, o grupo encerrou todas as suas atividades, por não terem uma visão de futuro claro para a banda. Depois disso, já em 2013, quatro dos ex-integrantes se juntaram com um novo vocalista e formaram a banda Jupiter





Dada essa história, e levando em consideração que Jupiter ainda está em início de carreira, eu decidi trazer uma música de Versailles e uma de Jupiter.

Truth (Versailles)

Last Moment (Jupiter)

(eu não consegui inserir aqui o clipe da música, mas você pode assistir neste link: https://www.youtube.com/watch?v=9T5Q_Bauc-o)

É isso gente, depois me contem o que vocês acharam desse estilo musical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, dê ideias, sugestões, ou só diga qualquer coisa mesmo kkk ^-^
Caso encontre alguma coisa errada e queria corrigir, sinta-se a vontade :)
Só queremos pedir pra que não usem palavrões, nem insultem ninguém por meio dos comentários ;)